quinta-feira, 31 de março de 2011

M3: Factores e Processos de Aprendizagem

Este módulo foi-nos apresentado pelo Dr. Fernando Moura, nos dia 23 e 24 de Março, durante 8 horas.


O Processo de Aprendizagem implica diferentes processos cognitivos, pressupõe diferentes capacidades e exige níveis de resposta diferenciados.
O conhecimento dos processos cognitivos envolvidos na resolução das diferentes tarefas de aprendizagem, ajuda quer o formando, quer o formador a optimizarem o seu trabalho. Para o formando, conhecer os processos cognitivos, ajuda-o a encontrar as estratégias e as soluções adequadas às diferentes tarefas de aprendizagem. Relativamente ao formador, ajuda-o a escolher os tipos de aprendizagem mais úteis e ajustados aos objectivos pretendidos e a criar condições de aprendizagem que facilitem a realização destas mesmas tarefas.




M9: Mecanismos de Ensino à Distância

Este módulo decorreu durante os dias 21 e 22 de Março (8 horas), com o formador Ricardo Mousinho.
Os mecanismos de ensino à distância tem como finalidade equipar os formandos com as competências necessárias para desenvolver e conceber sessões de formações ambientais virtuais, com o recurso às tecnologias de Informação e Comunicação.
Foi-nos proposto pelo formador a realização de um trabalho com tema à escolha, objectivando a integração do mesmo num mecanismo de ensino à distância, tendo como referências:

- Teoria;
- Vídeos;
- Exercícios de avaliação;
- Glossário, com termos técnicos;
- Fórum;
- Planificação;
- Notícias;
- Chat;
- Inquérito.




M7: Recursos Didácticos

O módulo acima referido foi-nos leccionado pelo Formador Ricardo Mousinho, durante o dia 18 de Março (4horas).
Entende-se por Recurso Didáctico componentes do ambiente de aprendizagem que estimulam o aluno, ou seja, são métodos pedagógicos empregados no ensino de algum conteúdo ou transmissão de informações.
Dessa forma, podemos ver que tudo o que se encontra no ambiente onde ocorre o processo ensino-aprendizagem pode se transformar em um óptimo recurso didáctico, desde que utilizado de forma adequada e correta.
Não podemos nos esquecer que os recursos didácticos são instrumentos complementares que ajudam a transformar as ideias em factos e em realidades.
Eles auxiliam na transferência de situações, experiências, demonstrações, sons, imagens e factos para o campo da consciência, onde então eles se transmutam em ideias claras e inteligíveis.

Os recursos Didácticos têm como função:

1- Motivar e despertar o interesse dos participantes;
2- Favorecer o desenvolvimento da capacidade de observação;
3- Aproximar o participante da realidade;
4- Visualizar ou concretizar os conteúdos da aprendizagem;
5- Oferecer informações e dados;
6- Permitir a fixação da aprendizagem;
7- Ilustrar noções mais abstratas;
8- Desenvolver a experimentação concreta.

Como exemplos de recursos didácticos, selecciona-se:
- Quadro (giz, porcelana, papel, smartboard);
- Documentação;
- Leitor de Som;
- Filmes, fotografias, slides, projector multimédia;
- Blogs.


Assim sendo, a utilização dos recursos didácticos não pode ser um fim em si mesmo. Deverá sim ser um meio para melhor se concretizar os objectivos de uma sessão deformação. Não poderá ser uma panaceia que resolve todos os problemas pedagógicos.Os recursos a utilizar não podem constituir um produto acabado, sem qualquer possibilidade de exploração, eliminando assim todas as possibilidades de criação por parte dos formandos.Ora, para obviar este problema, os recursos didácticos têm que ser utilizados de uma forma bastante consciente, nunca servindo para salvar uma sessão mal preparada. O excesso de utilização, assim como as más condições técnicas ou ambientais de apresentação, provocam a fadiga e o desinteresse dos formandos.