sábado, 2 de abril de 2011

M5: Métodos e Técnicas Pedagógicas

Este módulo foi-nos leccionado pela formadora Liliane Oliveira nos dias 01 e 04 de Abril de 2011.

Neste módulo pudemos constatar que entende-se por Método de Formação, um conjunto coerente de acções do formador, destinadas a fazer desenvolver nas pessoas a capacdade de aprender novas habilidades, obter novos conhecimentos e modificar atitudes, bem como comportamentos.




                                                 
                                                 MÉTODO EXPOSITIVO
Vantagens
  • Permite um número elevado de ouvintes;
  • Há maior controlo sobre a participação dos formandos;
  • Permite transmitir grande quantidade de informação teórica em pouco tempo;
  • Permite a expressão de raciocínio lógico sem interrupções;
  • Possibilita grande liberdade ao formador;
  • Os fomandos não se implicam directamente, levando a um maior sentimento de segurança.
Desvantagens
  • Permite pouca participação aos "ouvintes";
  • Pode induzir um erro, levando a acreditar que a aprendizagem se está a realizar;
  • Não é contemplado o ritmo de aprendizagem;
  • A comunicação é reduzida e hierarquicamente marcada;
  • Pode promover distanciamento entre o formador e o formando;
  • Levanta dificuldades na motivação dos formandos;
  • Os resultados dependem do perfil do formador.

                                                    MÉTODO DEMONSTRATIVO

    Vantagens
    • Permite dotar rapidamente os formandos de um saber-fazer;
    • Contacto e apoios individualizado e adequação ao ritmo do formando;
    • Facilita a avaliação do progresso do formando.

    Desvantagens
    • Pode não ser adequado à formação em grupo;
    • Implica que o formando tenha um prévio conhecimento teórico;
    • Exige materiais, recursos e equipamentos específicos;
    • Requer tempo;
    • Risco do formando reproduzir os erros do formador.

      
                                                      MÉTODO INTERROGATIVO


    Vantagens
    • Favorece um bom arranque do grupo;
    • Mobiliza a atenção dos formandos;
    • Dá sensação de co-construção;
    • Respeita o ritmo do grupo;
    • Facilita a compreensão e a apreensão.
    Desvantagens
    • Necessita de uma preparação muito cuidada;
    • Dificulta a organização do tempo da sessão;
    • Pode traduzir pocos resultados imediatos.

                     
                                                             MÉTODO ACTIVO

    Vantagens
    • Rompe com a postura do ensino escolar;
    • Trata os formandos como portadores de informações pertinentes para o processo de aprendizagem;
    • Facilita a recepção e tratamento dos conhecimentos a apreender.
     Desvantagens
    •  Exige do formador uma preparação cuidada;
    •  Exige aos formador um perfil específico (não fazer juízos de valor, abertura à diversividade, capacidade de liderança, entre outros).


    Importa ainda salientar que este módulo foi de extrema importância, porque aqui foi-nos solicitado conteúdos que nos irão servir para o nosso próximo módulo, onde iremos construir um plano de sessão para a nossa autoscopia final, com a Dra. Ana Albergaria.