Neste módulo pudemos constatar que entende-se por Método de Formação, um conjunto coerente de acções do formador, destinadas a fazer desenvolver nas pessoas a capacdade de aprender novas habilidades, obter novos conhecimentos e modificar atitudes, bem como comportamentos.
MÉTODO EXPOSITIVO
Vantagens
- Permite um número elevado de ouvintes;
- Há maior controlo sobre a participação dos formandos;
- Permite transmitir grande quantidade de informação teórica em pouco tempo;
- Permite a expressão de raciocínio lógico sem interrupções;
- Possibilita grande liberdade ao formador;
- Os fomandos não se implicam directamente, levando a um maior sentimento de segurança.
Desvantagens
- Permite pouca participação aos "ouvintes";
- Pode induzir um erro, levando a acreditar que a aprendizagem se está a realizar;
- Não é contemplado o ritmo de aprendizagem;
- A comunicação é reduzida e hierarquicamente marcada;
- Pode promover distanciamento entre o formador e o formando;
- Levanta dificuldades na motivação dos formandos;
- Os resultados dependem do perfil do formador.
MÉTODO DEMONSTRATIVO
Vantagens
- Permite dotar rapidamente os formandos de um saber-fazer;
- Contacto e apoios individualizado e adequação ao ritmo do formando;
- Facilita a avaliação do progresso do formando.
Desvantagens
- Pode não ser adequado à formação em grupo;
- Implica que o formando tenha um prévio conhecimento teórico;
- Exige materiais, recursos e equipamentos específicos;
- Requer tempo;
- Risco do formando reproduzir os erros do formador.
MÉTODO INTERROGATIVO
Vantagens
- Favorece um bom arranque do grupo;
- Mobiliza a atenção dos formandos;
- Dá sensação de co-construção;
- Respeita o ritmo do grupo;
- Facilita a compreensão e a apreensão.
Desvantagens
- Necessita de uma preparação muito cuidada;
- Dificulta a organização do tempo da sessão;
- Pode traduzir pocos resultados imediatos.
MÉTODO ACTIVO
Vantagens
- Rompe com a postura do ensino escolar;
- Trata os formandos como portadores de informações pertinentes para o processo de aprendizagem;
- Facilita a recepção e tratamento dos conhecimentos a apreender.
- Exige do formador uma preparação cuidada;
- Exige aos formador um perfil específico (não fazer juízos de valor, abertura à diversividade, capacidade de liderança, entre outros).
Importa ainda salientar que este módulo foi de extrema importância, porque aqui foi-nos solicitado conteúdos que nos irão servir para o nosso próximo módulo, onde iremos construir um plano de sessão para a nossa autoscopia final, com a Dra. Ana Albergaria.