Entende-se por Recurso Didáctico componentes do ambiente de aprendizagem que estimulam o aluno, ou seja, são métodos pedagógicos empregados no ensino de algum conteúdo ou transmissão de informações.
Dessa forma, podemos ver que tudo o que se encontra no ambiente onde ocorre o processo ensino-aprendizagem pode se transformar em um óptimo recurso didáctico, desde que utilizado de forma adequada e correta.
Não podemos nos esquecer que os recursos didácticos são instrumentos complementares que ajudam a transformar as ideias em factos e em realidades.
Eles auxiliam na transferência de situações, experiências, demonstrações, sons, imagens e factos para o campo da consciência, onde então eles se transmutam em ideias claras e inteligíveis.
Os recursos Didácticos têm como função:
1- Motivar e despertar o interesse dos participantes;
2- Favorecer o desenvolvimento da capacidade de observação;
3- Aproximar o participante da realidade;
4- Visualizar ou concretizar os conteúdos da aprendizagem;
5- Oferecer informações e dados;
6- Permitir a fixação da aprendizagem;
7- Ilustrar noções mais abstratas;
8- Desenvolver a experimentação concreta.
Como exemplos de recursos didácticos, selecciona-se:
- Quadro (giz, porcelana, papel, smartboard);
- Documentação;
- Leitor de Som;
- Filmes, fotografias, slides, projector multimédia;
- Blogs.
Assim sendo, a utilização dos recursos didácticos não pode ser um fim em si mesmo. Deverá sim ser um meio para melhor se concretizar os objectivos de uma sessão deformação. Não poderá ser uma panaceia que resolve todos os problemas pedagógicos.Os recursos a utilizar não podem constituir um produto acabado, sem qualquer possibilidade de exploração, eliminando assim todas as possibilidades de criação por parte dos formandos.Ora, para obviar este problema, os recursos didácticos têm que ser utilizados de uma forma bastante consciente, nunca servindo para salvar uma sessão mal preparada. O excesso de utilização, assim como as más condições técnicas ou ambientais de apresentação, provocam a fadiga e o desinteresse dos formandos.
Sem comentários:
Enviar um comentário