Neste módulo, foi-nos informado que a comunicação possui três tipos de perspectivas, nomeadamente:
- Mecanicista – Transmite e recebe mensagens;
- Interaccionista – Comportamento que emerge a
interacção social; - Psicológica – Modo pelo qual se trocam ou
descodificam significados.
No que se refere à interacção pessoal, também podemos encontrar quatro tipos de barreiras e os seus exemplos:
- Barreiras Externas – Ruído, distância, iluminação, separadores, entre outros;
- Barreiras Internas – Problemas físicos e/ou psicológicos; falta de motivação; educação, experiências e aprendizagens; valores e crenças; atitude para consigo/interlocutor/assunto; entre outros;
- Barreiras Físicas – são interferências do meio envolvente onde decorre o processo de comunicação. Exemplos: linguagem utilizada, erros de codificação/descodificação, interpretação, entre outros;
- Barreiras Semânticas – são limitações ou distorções dos símbolos, através dos quais se faz a comunicação. Exemplos: contexto, ruído (áudio e/ou visual), meio, entre outros;
- Barreiras Pessoais – são interferências que decorrem de limitações, emoções, motivações e valores individuais. Exemplos: incapacidade de comunicar eficazmente, incongruência do verbal com o não verbal, forma como as pessoas interpretam a mensagem, estereótipos e preconceitos, fraca capacidade de ouvir e compreender os outros, juízos de valor, efeitos das emoções (fadiga), entre outros.
- Saber OUVIR;
- Saber FALAR;
- Saber DIALOGAR.
Relativamente aos estilos comunicações, foi-nos proposto pela formadora organizarmo-nos em
quatro grupos e três pessoas, segundo um teste para avaliar o nosso estilo comunicacional. Importa salientar que existe quatro tipos:
quatro grupos e três pessoas, segundo um teste para avaliar o nosso estilo comunicacional. Importa salientar que existe quatro tipos:
- Pessoa Passiva;
- Pessoa Agressiva;
- Pessoa Manipuladora;
- Pessoa Assertiva.
Fiquei inserida na pessoa manipuladora, juntamente com os colegas Ana Oliveira e César Gaspar.
Assim sendo, em grupo, pusemos em cartolina algumas características das pessoas manipuladoras, apresentando-as de seguida a todo o grupo.
Assim sendo, em grupo, pusemos em cartolina algumas características das pessoas manipuladoras, apresentando-as de seguida a todo o grupo.
No final de cada apresentação (4 grupos), a Dra. Liliane Oliveira foi reforçando as características por nós apresentadas, relativamente a cada estilo comunicacional.
Ainda no decorrer do mesmo módulo, foi abordado os grupos e a sua dinâmica. Neste sentido, entende-se por grupo, um conjunto de pessoas unidas por ojectivos e características comuns, que desenvolvem interacções entre si. Quanto à dinâmica de grupo, dá-se um conjunto de interacções entre todos os elementos que constituem o grupo.
Desta forma, como abaixo poderão verificar, podemos encontrar tanto vantagens como desvantagens dentro de um grupo.
Desta forma, como abaixo poderão verificar, podemos encontrar tanto vantagens como desvantagens dentro de um grupo.
Relativamente aos tipos de liderança e prática pedagógica, podemos encontrar três diferentes tipos:
Liderança Autoritária:
- Pouca partilha de eperiências e grande directividade;
- Controlo dos conteúdos e das trocas comunicacionais;
- Reduz a espontaneidade e a iniciativa;
- Não promove a participação;
- Dependência do líder;
- Pouca comunicação entre os elementos do grupo;
- Demasiada rigidez que pode provocar insatisfação.
Liderança Liberal:
- Tomada de decisão não-estruturada;
- Total liberdade de intervenção;
- Muito ruído e pouca comunicação;
- Trocas comunicacionais pouco produtivas;
- Individualismo;
- Desagegação do grupo;
- Insatisfação e agessividade;
- Pouco respeito pelo líder.
- Encoraja a participação;
- Desenvolve a comunicação;
- Desenvolve a amizade entre os membros do grupo;
- Propicia um clima de satisfação;
- O trabalho desenvlve-se a um ritmo suave e seguro, mesmo que o líder se ausente.
Desta forma, abaixo segue-se um vídeo passado aquando deste módulo, que reflecte a liderança, face ao exemplo...
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