sexta-feira, 1 de abril de 2011

M4: Comunicação e animação de grupos

Este módulo foi leccionado pela Formadora Liliane Oliveira, nos dias 29, 30 e 31 do mês de Março, perfazendo 12 horas.

Neste módulo, foi-nos informado que a comunicação possui três tipos de perspectivas, nomeadamente:


  • Mecanicista – Transmite e recebe mensagens;
  • Interaccionista – Comportamento que emerge a
         interacção social;
  • Psicológica – Modo pelo qual se trocam ou
         descodificam significados.
No que se refere à interacção pessoal, também podemos encontrar quatro tipos de barreiras e os seus exemplos:
  • Barreiras Externas – Ruído, distância,  iluminação, separadores, entre outros;
  • Barreiras Internas – Problemas físicos e/ou psicológicos; falta de motivação; educação, experiências e aprendizagens; valores e crenças; atitude para consigo/interlocutor/assunto; entre outros;
  • Barreiras Físicas – são interferências do meio envolvente onde decorre o processo de comunicação. Exemplos: linguagem utilizada, erros de codificação/descodificação, interpretação, entre outros;
  •  Barreiras Semânticas – são limitações ou distorções dos símbolos, através dos quais se faz a comunicação. Exemplos: contexto, ruído (áudio e/ou visual), meio, entre outros;
  • Barreiras Pessoais – são interferências que decorrem de limitações, emoções, motivações e valores individuais. Exemplos: incapacidade de comunicar eficazmente, incongruência do verbal com o não verbal, forma como as pessoas interpretam a mensagem, estereótipos e preconceitos, fraca capacidade de ouvir e compreender os outros, juízos de valor, efeitos das emoções (fadiga), entre outros.
Ainda no decorrer do módulo, pudemos apreender que as principais competências de um formador são:
  • Saber OUVIR;
  • Saber FALAR;
  • Saber DIALOGAR.
Relativamente aos estilos comunicações, foi-nos proposto pela formadora organizarmo-nos em
quatro grupos e três pessoas, segundo um teste para avaliar o nosso estilo comunicacional. Importa salientar que existe quatro tipos:
  • Pessoa Passiva;
  • Pessoa Agressiva;
  • Pessoa Manipuladora;
  • Pessoa Assertiva.
Fiquei inserida na pessoa manipuladora, juntamente com os colegas Ana Oliveira e César Gaspar.
Assim sendo, em grupo, pusemos em cartolina algumas características das pessoas manipuladoras, apresentando-as de seguida a todo o grupo.

No final de cada apresentação (4 grupos), a Dra. Liliane Oliveira foi reforçando as características por nós apresentadas, relativamente a cada estilo comunicacional.
 Ainda no decorrer do mesmo módulo, foi abordado os grupos e a sua dinâmica. Neste sentido, entende-se por grupo, um conjunto de pessoas unidas por ojectivos e características comuns, que desenvolvem interacções entre si. Quanto à dinâmica de grupo, dá-se um conjunto de interacções entre todos os elementos que constituem o grupo.

Desta forma, como abaixo poderão verificar, podemos encontrar tanto vantagens como desvantagens dentro de um grupo.




Relativamente aos tipos de liderança e prática pedagógica, podemos encontrar três diferentes tipos:
 
Liderança Autoritária:
  • Pouca partilha de eperiências e grande directividade;
  • Controlo dos conteúdos e das trocas comunicacionais;
  •  Reduz a espontaneidade e a iniciativa;
  •  Não promove a participação;
  •  Dependência do líder;
  •  Pouca comunicação entre os elementos do grupo;
  •  Demasiada rigidez que pode provocar insatisfação.
Liderança Liberal:
  • Tomada de decisão não-estruturada;
  • Total liberdade de intervenção;
  • Muito ruído e pouca comunicação;
  • Trocas comunicacionais pouco produtivas;
  • Individualismo;
  • Desagegação do grupo;
  • Insatisfação e agessividade;
  • Pouco respeito pelo líder.
Liderança Democrática:
  • Encoraja a participação;
  • Desenvolve a comunicação;
  • Desenvolve a amizade entre os membros do grupo;
  • Propicia um clima de satisfação;
  • O trabalho desenvlve-se a um ritmo suave e seguro, mesmo que o líder se ausente.
Desta forma, abaixo segue-se um vídeo passado aquando deste módulo, que reflecte a liderança, face ao exemplo...



                                                                                    

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